Goiânia - todas as dicas da capital de Goiás!
Goiânia, capital do Estado de Goiás, é uma cidade conhecida por ter sido planejada, por abrigar bons parques, bons restaurantes e pela música sertaneja. Goiânia se tornou capital de Goiás apenas em 1935, então trata-se de uma cidade bastante recente — a capital, até então, era a cidade de Goiás Velho ou simplesmente Goiás.
A capital goiana tem edifícios altos, um planejamento urbano organizado, alguns museus interessantes, bons bares e feiras que podem render boas compras. A cidade é conhecida por ser bastante quente (e é mesmo), mas dependendo da época do ano você pode encontrar temperaturas até agradáveis por lá.
Seja para visitar a própria capital ou como agem para conhecer destinos como Pirenópolis e a Chapada dos Veadeiros, Goiânia pode render bons momentos e boas memórias!
Confira abaixo todas as nossas dicas para conhecer Goiânia!
Onde ficar em Goiânia
Embora Goiânia não seja uma cidade muito turística, podemos dizer que a cidade tem uma rede hoteleira razoável, sobretudo com a abertura de hotéis mais recentes. Os principais bairros para ficar em Goiânia são o Setor Oeste, Setor Bueno, Setor Marista e Jardim Goiás. Esses bairros são bem localizados, têm diferentes hotéis e ficando neles, você pode se locomover pela cidade com facilidade.
Em minha última visita a Goiânia fiquei hospedada no WTC Goiânia Stay, que gostei bastante porque é um hotel bem novinho, com uma ótima localização, bom café da manhã e quarto espaçoso. Voltando à Goiânia, pretendo ficar lá novamente!
WTC Goiânia Stay
O que fazer em Goiânia - nossas dicas para fazer seu roteiro
1 - Conhecer os parques de Goiânia
Goiânia tem vários parques legais e eles são ótimos para espairecer, fazer um eio ao ar livre ou um exercício físico. Alguns dos parques da cidade têm parquinho para as crianças, áreas para praticar esportes, barraquinhas com venda de coco, lagos etc. São eios simples, mas bem agradáveis e que costumam reunir os goianos nos finais de semana.
Parque Flamboyant
Entre os parques mais legais para conhecer em Goiânia estão:
- Parque Flamboyant
- Parque Vaca Brava
- Bosque dos Buritis
- Jardim Botânico
O parque que mais gostei de visitar na cidade foi o Parque Flamboyant. Ele fica bem animado nos fins de semana, com muitas famílias eando e pessoas praticando exercícios físicos — é uma ótima pedida para crianças, tem parquinho e alguns animais que atraem os pequenos. Também gostei do Bosque dos Buritis, que é bem arborizado e me pareceu menos cheio para um eio a pé. O Jardim Botânico, embora eu tenha achado bonito, me pareceu meio esquecido, mas é um bom lugar para descansar ao ar livre.
Jardim Botânico de Goiânia
2 - Conhecer o Mercado Municipal de Goiânia
Conhecer o mercado municipal de Goiânia é uma ótima maneira de aprender um pouquinho sobre as tradições de Goiás e fazer também algumas comprinhas. O espaço tem vários estabelecimentos para compra de produtos típicos da região, temperos, queijos, doces e muito mais. É um eio simples, mas muito legal de fazer e que te permite voltar para casa com várias lembranças deliciosas!
3 - Conhecer o Museu Pedro Ludovico, o Centro Cultural Oscar Niemeyer e outros museus de Goiânia
Para quem quer conhecer um pouco do lado cultural de Goiânia, existem alguns eios que podem entrar no seu roteiro, como visitar o Centro Cultural Oscar Niemeyer, que sempre abriga exposições diferentes. Minha sugestão é conferir a programação do centro cultural no período da sua viagem para ver se as mostras em cartaz têm a ver com o que você gosta.
Outro museu que acho bem legal é o Museu Pedro Ludovico, que funciona na casa de Pedro Ludovico, o político que fundou a cidade de Goiânia. O museu funciona na casa onde viveu Pedro Ludovico e sua família quando ele transferiu a capital de Goiás para Goiânia. A casa está bem conservada e cheia de móveis que pertencem à família e é possível fazer visitas guiadas gratuitas dentro do museu. Na época em que a casa foi construída, Goiânia era praticamente uma fazenda e foi a partir desse desejo de transferir a sede do estado de Goiás Velho para Goiânia que todo o planejamento urbano começou a ser executado.
4 - Conheça as feiras de Goiânia
Goiânia tem feiras muito tradicionais que podem render boas compras, especialmente para quem quer comprar peças de vestuário por bons preços. São duas as principais feiras da cidade e, se você ar um fim de semana na capital, poderá conhecer ambas:
- Feira da Lua - ela acontece aos sábados, entre 15h e 21h. É uma feira para venda de roupas, principalmente, e por lá você encontra vestuário adulto e infantil por preços bem interessantes. Vale a pena conferir!
- Feira do Sol - A Feira do Sol vende artigos variados, como roupas, comidas, artigos para casa. Ela acontece aos domingos, entre 15h e 21h.
5 - Aproveitar a gastronomia goiana
Sem sombras de dúvidas, essa é uma das partes mais gostosas de uma viagem à Goiânia, literalmente. Goiânia é um lugar muito ligado às raízes do campo e sertaneja e isso também se reflete em sua gastronomia. Existem bons restaurantes na cidade e opções para todos os bolsos. Entre os pratos mais tradicionais da gastronomia goiana, você encontrará o arroz com pequi (o pequi é um fruto que muitos amam e outros odeiam), a galinhada e o empadão goiano. Visitando a cidade, vale a pena reservar um tempinho para experimentar os seus restaurantes, mas também os seus bares, que costumam ser uma das principais opções de lazer entre os goianos. Muitos bares oferecem música ao vivo e come-se muito bem em Goiânia, pagando menos do que em outras grandes capitais brasileiras.
Dicas de locais para comer em Goiânia:
- Carne de Sol 1008 - o local tem pratos muito bem servidos e com um bom custo-benefício. A carne de sol é incrível, vale a pena conhecer!
- Gra Bistrô / Gra Rooftop - o espaço fica no alto de um edifício e tem vista panorâmica para Goiânia, com pratos e drinks bem elaborados. Para quem procura algo mais sofisticado, é uma boa ideia.
- Íz - restaurante brasileiro de alta gastronomia e conhecido como um dos melhores da cidade - e eu fui realmente surpreendida, adorei!
- Madelena - gastrobar de Goiânia que mistura bons drinks e comida variada. O local tem menu executivo na hora do almoço e happy hour no fim da tarde.
- Tatu Bola - bar com comida brasileira e bem variada, com música ao vivo. Boa opção para um happy hour animado.
- Bahrem - outra opção de bar animado em Goiânia, com comida farta, bons drinks e música ao vivo, incluindo o clássico sertanejo.
6 - eio em Goiânia
Confira aqui alguns eios e atividades que você pode fazer em Goiânia e arredores da cidade:
- Tour panorâmico por Goiânia
- Excursão aos Santuários do Divino Pai Eterno
- Tour panorâmico por Brasília
- Trilha pelo Salto Corumbá
- Trilha pela cachoeira do Rosário
Quando ir a Goiânia - melhor época e clima!
Goiânia é uma cidade conhecida por seu extremo calor e não dá para negar que a cidade seja quente realmente. As temperaturas mais altas são observadas nos meses de agosto, setembro e outubro, quando as temperaturas podem ultraar os 30 graus com facilidade. Já no inverno você verá um clima mais friozinho e praticamente sem chuvas. Goiânia está localizada no centro-oeste do Brasil e uma forte característica da região é ter duas estações bem definidas: uma seca (inverno) e uma chuvosa (verão). Em todo ano você poderá experimentar temperaturas quentes na cidade!
Se você deseja conhecer as belezas da Chapada dos Veadeiros, que fica no estado de Goiás, o período de seca (inverno), é a melhor época para viajar e fazer atividades ao ar livre, já que nos meses de inverno praticamente não há chuva.
Clima em Goiânia
Como chegar em Goiânia
Goiânia está no Centro-Oeste do Brasil e, para quem está distante da cidade, a melhor forma de chegar até ela é através de seu aeroporto, o Aeroporto Santa Genoveva (GYN). O aeroporto é pequeno e não tem uma estrutura tão grande para os seus usuários, mas vem sendo reformado para oferecer maior conforto a quem a por ali. Para chegar a Goiânia existem voos das 3 principais companhias aéreas brasileiras (Latam, Gol e Azul), que vão para algumas das capitais mais movimentadas do país, como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Brasília.
Caso queira viajar de carro, partindo de Brasília são cerca de 3 horas de estrada ou 160 km. Saindo de Belo Horizonte, são 887 km de distância.
E você, tem vontade de conhecer Goiânia? Espero que essas dicas te ajudem a planejar sua próxima viagem!