Veneza
Camille Panzera Entusiasta da fotografia, curiosa por outros idiomas, culturas, costumes e histórias!☺️

Murano, Burano e ilhas de Veneza

Viajar a Veneza é uma excelente oportunidade para conhecer ilhas que fazem parte do arquipélago da cidade, como Murano, Burano e Torcello. Essas são ilhas que fazem parte da Lagoa de Veneza e complementam a viagem de uma forma bem legal, porque são locais mais vazios e, por ficarem um pouco mais afastadas do grande fluxo do turismo, oferecem uma experiência, muitas vezes, mais autêntica.

O melhor seguro viagem para Veneza com 70% de desconto!

e o site da promoção, faça a cotação e use nosso cupom de desconto exclusivo!

MELHORESDESTINOS — 70% de desconto!

Se você tem viagem para o exterior nos próximos meses, essa é a melhor opção de seguro com desconto!

Chegar a Murano e suas ilhas vizinhas com o transporte público é fácil, mas requer atenção caso você deseje conhecer mais das ilhas no mesmo dia. Isso porque o transporte público oferecido tem horários pré-estabelecidos e algumas embarcações são mais rápidas que outras. O ideal, então, é que você confira o quadro de horários do transporte para que possa aproveitar essas ilhas sem fazer tudo correndo.

Você pode fazer esse eio com o transporte público ou com uma agência — veja como funciona o eio!

Murano, Burano e ilhas de Veneza

Como chegar a Murano

A melhor forma para chegar a Murano pode depender do local da cidade de Veneza que você está partindo. Mas, de forma resumida, duas das opções principais são:

  • Linha 3 partindo da Piazzale Roma ou Estação Santa Lucia com destino a Murano (30 minutos de duração)

  • Linhas 5.2 saindo da Piazzale Roma ou Estação Santa Lucia + linha 4.1 saindo da Fondamente Nove (em Cannaregio) ou simplesmente a linha 4.1, dependendo do seu ponto de partida (20 minutos de duração).

  • Em Murano, existem diferentes paradas, mas você pode descer na parada Museo A, que é próxima ao Museu do Vidro e da parte histórica da ilha.

Dica importante: ao fazer esse trajeto por conta própria, algo para se ter em mente é adquirir o Venezia Unica City , o bilhete que te dará direito a utilizar o transporte público da cidade sem restrição de vezes pelo período contratado. Para fazer esse trajeto, recomendamos muito comprar ao menos o e que permite usar o transporte público ilimitadamente por 24 horas!

Murano

Murano é uma ilha parecida com Veneza, mas em dimensões bem menores. A ilha também tem canais, construções antigas, muitas lojinhas, restaurantes e cafés, além de ser famosa mundialmente pela produção de vidros de forma muito artesanal. É um lugar com um ritmo bem mais pacato do que Veneza, mas que encanta pela beleza, pela história e por sua veia artística.

Murano, Burano e ilhas de Veneza

Entre as principais atividades para fazer em Murano estão:

  • Visitar o Museu do Vidro, a principal atração da ilha. O museu tem um acervo muito completo e surpreendente que conta um pouco da tradição da produção das peças de vidro ao longo dos séculos. A quantidade de peças artesanais de vidro dentro do museu é enorme e incrível! Existem peças muito trabalhadas, que impressionam pela riqueza de detalhes.

  • Visitar o Farol de Veneza, a construção que sinaliza para embarcações o direcionamento dentro da Lagoa de Veneza.

  • Visitar a Basílica de Santa Maria e San Donato, uma das igrejas mais antigas da região.

  • Visitar uma fábrica de vidros de Murano: a ilha de Murano é conhecida como a capital do vidro e ou a abrigar as fábricas de vidro depois de perceberem que, em Veneza, as fábricas podiam colocar a cidade e seus edifícios em risco em função de incêndios. Ao longo dos anos, Murano manteve o monopólio da arte do vidro pois a maneira com que os objetos eram produzidos foi mantida sobre segredo. Hoje, visitando as fábricas e ateliês, quase todos abertos ao público, é interessantíssimo entender como um artesão é capaz de produzir peças tão distintas a partir de ingredientes simples e muita técnica. 

Murano, Burano e ilhas de Veneza

Burano

Burano é uma ilha vizinha de Murano e que também faz parte da Lagoa de Veneza. A ilha, também pacata, se destaca pela arquitetura pitoresca e colorida e pela produção de peças em renda. É um destino simpático, gostoso para ar o dia de uma forma diferente.  A ilha é pequena, fácil de percorrer a pé e tem várias lojinhas de lembranças. 

Como chegar a Burano

Se você pretende conhecer Murano e Burano no mesmo dia, a melhor opção é primeiro visitar Murano (com as indicações deixadas acima) e, de lá, pegar a linha 12 do vaporetto com destino a Burano.

As principais atividades de Burano:

  • Museu do Merletto (renda local), que fica dentro de um palácio gótico

  • Visitar a Igreja de San Martin e a Capela de Santa Bárbara

  • Ver a torre campanária torta de Burano

  • Aproveitar a gastronomia

  • irar os edifícios coloridos da cidade

  • Curtir o pôr-do-sol

Murano, Burano e ilhas de Veneza

Torcello

Torcello é uma ilha sem habitantes e, se você vai a Burano, pode valer a pena ir até lá, já que essa ilha fica bem pertinho. Entre as atrações de Torcello estão a Ponte do Diabo e a Basílica de Santa Maria Assunta, fundada em 639 em estilo bizantino veneziano.

Como não tem moradores, Torcello é bem tranquila e pode ser uma boa opção de eio para fugir do grande movimento de turistas de Veneza.