Roteiros em Malta
Sabemos que nem sempre é fácil organizar uma viagem. Para facilitar a sua vida, compartilhamos com você a nossa sugestão de roteiro em Malta. Tem opções para quem fica somente dois dias no destino e também para quem pretende conhecer o país sem pressa!
O melhor seguro viagem para Malta com 70% de desconto!
e o site da promoção, faça a cotação e use nosso cupom de desconto exclusivo!
MELHORESDESTINOS — 70% de desconto!
Se você tem viagem para o exterior nos próximos meses, essa é a melhor opção de seguro com desconto!
Blue Lagoon, Comino
Roteiros em Malta
Fizemos um roteiro em Malta separado por dia. Assim você pode escolher a programação e montar o melhor itinerário para a sua viagem conforme o tempo que pretende ficar em Malta e de acordo com as atrações que mais lhe interessam. Confira!
Dia 1 — Valletta + Três Cidades de Malta
Região: capital Valletta e arredores (Ilha de Malta)
Para quem está com o tempo curto e pretende conhecer o que há de melhor em Malta, nossa recomendação é se dedicar a pelos menos uma cidade histórica, para assim saber mais sobre o ado do país, além de ver de perto os costumes e a cultura do seu povo. E claro que não podem faltar as mais paradisíacas praias maltesas!
Valletta
No dia em que chegar a Malta, dedique-se a caminhar pela capital Valletta, com suas ruelas charmosas e ótimos mirantes para observar o mar e as cidades vizinhas, como Sliema ou as Três Cidades de Malta. Para se aprofundar na história do país, faça um eio guiado em Valletta.
Valletta
Em Valletta, visite a Cocatedral de São João, os mirantes Upper e Lower Barrakka e as duas ruas mais movimentada da capital maltesa, a Merchant e a Republic Street. Aproveite para provar alguns dos pratos típicos do país, como o coelho assado (fenek) ou as massas que comprovam a forte influência italiana na gastronomia local.
Valletta
Se der tempo, atravesse o Grand Harbour (Grande Porto) de ferry (são apenas 15 minutos) e percorra também as Três Cidades de Malta. Elas são pequenas e estão pertinhas uma da outra, sendo um agradável eio a pé.
Senglea, uma das Três Cidades
Dia 2 — Blue Lagoon e Crystal Lagoon (Comino), com opção de estender o eio para a Ilha de Gozo
Região: Ilha de Comino e Ilha de Gozo
O segundo dia é para ver de perto as belíssimas praias de Malta! O cartão postal do país é a Blue Lagoon, que fica na Ilha de Comino, a uma curta caminhada de outro belíssimo ponto turístico, a Crystal Lagoon. Você pode chegar lá por conta própria, mas é muito mais tranquilo ir em um eio de barco. Alguns deles incluem ainda uma parada na Ilha de Gozo, com tempo para visitar a capital Victoria ou outros pontos de interesse (caso permaneça pelo menos 4 noites em Malta, considere hospedar-se por duas noites em Gozo, para conseguir fazer os eios por lá com calma).
Blue Lagoon
Veja algumas opções de eios de barco para a Blue Lagoon:
- Cruzeiro para a Lagoa Azul saindo de St Paul's Bay
- Cruzeiro para a Lagoa Azul + Ilha de Gozo saindo de St Paul's Bay
- Excursão para a Lagoa Azul + Ilha de Gozo saindo de Sliema
- Escuna para Lagoa Azul com transfer do hotel, almoço e open bar
Crystal Lagoon
Dia 3 — Blue Grotto + Templos Megalíticos + Marsaxlokk + St Peter's Pool
Região: sul da Ilha de Malta (ilha principal)
O terceiro dia do roteiro em Malta mistura belas paisagens, ruínas milenares, um agradável almoço à beira-mar e ainda um mergulho em uma piscina natural belíssima.
Comece visitando a Blue Grotto, de preferência realizando o eio de barco para observar também o conjunto de cavernas em seu entorno. Nossa sugestão é que essa atividade seja feita pela manhã, quando a luz solar incide ali, realçando ainda mais a cor da água.
Blue Grotto
Em seguida, visite dois dos templos megalíticos de Malta: Hagar Qim e Mnajdra, que ficam no mesmo sítio arqueológico e estão inclusos no mesmo ingresso.
Templos Megalíticos de Malta
O almoço, um pouco mais tardio (mas estamos de férias, não é mesmo?) será no vilarejo pesqueiro Marsaxlook, um dos poucos lugares onde o prato principal é peixe.
Marsaxlokk
A tarde será para mergulhar e curtir o sol na St Peter's Pool, uma piscina natural com formato bastante surpreendente. O mar avança sobre uma laje de calcário em formato de U criando vários e ótimos pontos para pular na água — uma bela pedida nos dias mais quentes.
St Peter's Pool
Algumas empresas oferecem eios pela região. Confira dois deles:
Dia 4 — Mdina e Rabat + Golden Bay e Riviera Beach
Região: centro e norte da Ilha de Malta (ilha principal)
Mais um dia para aproveitar um pouco de história e um pouco de praia. Comece a manhã fazendo um free walking tour nas cidades medievais de Mdina e Rabat, localizada a cerca de 20 quilômetros da capital Valletta. Lá você poderá caminhar por entre construções bem conservadas, entre elas palacetes e igrejas, além de reconhecer cenários que serviram como locação para a série Game of Thrones.
Mdina
Se estiver de carro (alugado ou Uber), dê um pulinho na região dos Dingli Cliffs. Os penhascos rochosos, com o mar azulão ao fundo, rendem um bom momento de contemplação. Se estiver utilizando o transporte público de Malta, avalie quanto tempo será necessário para o deslocamento. Se a frequência de ônibus não for alta, pegue um Uber ou apenas pule essa parada. Veja esse eio com Mdina, Rabat e as Dingli Cliffs inclusas.
Dingli CliffsA tarde será dedicada para algumas das poucas praias com areia em Malta: Golden Bay e Riviera Beach, que ficam lado a lado, num deslocamento que pode ser feito a pé. A Riviera Beach é mais pacata, com apenas um bar na ponta direita. Já a Golden Bay oferece uma faixa de areia maior, além de um pouco mais de estrutura, como restaurantes, hotéis e serviços de aluguel de cadeiras, guarda-sol e equipamentos para esportes aquáticos.
Riviera Beach
Dia 5 — Praias de St Paul's Bay + atrações para crianças
Região: norte da Ilha de Malta (ilha principal)
A região de St Pau'ls Bay e Mellieha é uma ótima opção de hospedagem para famílias, especialmente famílias com crianças. Isso porque, além de ter algumas das praias mais equipadas de Malta, não faltam atividades para os pequenos. Entre as mais famosas estão o Malta National Aquarium (Aquário Nacional de Malta) e a Popeye Village, espaço à beira-mar que simula a vila onde o personagem morava e serviu de cenários para o filme estrelado por Robin Williams.
Popeye Village
Dia 6 — eio completo pela Ilha de Gozo
Região: Ilha de Gozo
No dia em que for até a Ilha de Comino, onde ficam a Blue Lagoon e a Crystal Lagoon, você pode incluir a Ilha Gozo no roteiro. No entanto, há muito o que fazer em Gozo. Então nós sugerimos que você separe um dia inteiro para conhecer a ilha, ou até mesmo se hospede por uma ou duas noites nelas para fazer as atividades com maior tranquilidade.
Cidadela, VictoriaNo nosso post sobre a Ilha de Gozo descrevemos todas os pontos turísticos que visitamos. Nosso destaque especial vai para a Dwejra Bay, onde a paisagem é arrebatadora (ainda que em nada tenha a ver com praias de águas azul-turquesa). Por lá é possível fazer caminhadas, mergulho de cilindro e um eio de barco por grutas e cavernas — este é um eio que pode muito bem substituir a Blue Grotto, no sul da Ilha de Malta.
Dwejra Bay
Outros pontos que adoramos em Gozo é a capital Victoria (especialmente a Cidadela, uma cidade fortificada bem pequena e charmosinha), a praia Ramla e a caverna próxima, a Tal-Mixta, de onde se tem um ótimo visual para o pôr do sol. Com mais tempo em Gozo, inclua as salinas de Marsalforn no roteiro.
Tal-Mixta Cave
Outros possíveis eios em Malta
Se você gosta muito de história e arqueologia, invista ainda mais tempo nos templos megalíticos de Malta. Há sete deles, todos patrimônios da Unesco! Para uma imersão ainda mais completa no ado das ilhas, visite o Museu Nacional de Arqueologia de Malta e a Valletta Underground, duas atrações da capital Valletta.
Sliema e, sobretudo, St Julian's são cidades animadas e muito procuradas por jovens. Se a ideia for pegar praia sem estar muito longe da vida noturna, estas são áreas bastante recomendadas para ar o dia.
Leia nosso especial com os melhores eios em Malta.